Anafilaxia em cães: sintomas, causas e tratamentos

cachorro

A anafilaxia em cães é uma reação alérgica grave que pode resultar em choque anafilático, insuficiência respiratória ou cardíaca, ou mesmo morte. A reação pode ser localizada em uma determinada parte do corpo ou ser mais geral e envolver o desligamento de órgãos principais.

Porque quase qualquer substância pode causar um reação alérgica em cães , a anafilaxia pode ser imprevisível. No entanto, as reações anafiláticas são frequentemente desencadeadas por um alérgeno conhecido com o qual um cão entrou em contato antes.

Se você detectar os sintomas de anafilaxia em seu cão,você deve procurar atendimento veterinário de emergência imediatamente. A condição pode ser mortal, mas a maioria dos cães que recebem a medicação a tempo se recuperam totalmente.



Aqui está o que você deve saber sobre anafilaxia em cães.

Sintomas de anafilaxia em cães

O rosto inchado de um cachorro depois de ser picado por muitos mosquitos.

O primeiro órgão a ser afetado pelo choque anafilático em cães é geralmente o fígado, que causa distúrbios graves no sistema digestivo. Ao contrário dos humanos, os cães podem não apresentar sinais de inchaço no rosto ou na garganta em alguns casos.

Aqui estão os sintomas de uma reação alérgica grave que você deve observar em seu cão e imediatamente procurar atendimento médico se detectá-los:

  • Vômito
  • Diarréia
  • Gengivas pálidas
  • Membros frios
  • Salivação excessiva ou baba
  • Chiado e dificuldade para respirar
  • Aumento da frequência cardíaca ou pulso fraco
  • Convulsões
  • Choque
  • Comer

Alguns casos de anafilaxia são menos extremos e mais localizados. Embora esses sintomas sejam menos graves, eles ainda requerem cuidados veterinários e podem evoluir para choque anafilático com a exposição repetida ao alérgeno.

Aqui estão alguns sinais menos intensos de reação alérgica que você deve observar:

  • Problemas de pele como urticária, inchaço, inchaços, erupções cutâneas ou áreas com coceira
  • Congestionamento
  • Uma tosse seca e crônica
  • Dificuldade em respirar durante o exercício
  • Vômito depois de comer certos alimentos

Causas de anafilaxia em cães

Veterinário preparando injeção para sala de exame de clínica canina

Quase todas as substâncias estranhas introduzidas no corpo podem causar uma reação anafilática em cães.

Os alérgenos mais comuns que causam anafilaxia em cães são os mesmos que causam anafilaxia em humanos. Esses incluem:

Tratamentos para anafilaxia em cães

cachorro cansado deitado na cama com cânula na veia tomando infusão

Como qualquer substância estranha pode causar uma reação anafilática em cães, é difícil prevenir uma ocorrência inicial; no entanto, uma vez que um alérgeno é identificado, é importante evitar a exposição repetida.

Mesmo alérgenos que causam reações menores inicialmente pode levar à anafilaxia ao longo do tempo se o cão for exposto novamente.

O tratamento é uma emergência médica. Se seu cão está sofrendo de anafilaxia, a primeira coisa que um veterinário fará é remover o alérgeno se ele ainda estiver presente - por exemplo, o ferrão de uma abelha.

Seu veterinário trabalhará para estabilizar seu cão. Em alguns casos, um veterinário pode injetar adrenalina e administrar anti-histamínicos e hidrocortisona ao cão para controlar a reação.

Seu cão também pode precisar de oxigênio e fluido intravenoso para evitar a queda da pressão arterial. Assim que seu cão estiver estabilizado, ele deverá ser monitorado rigorosamente por um ou dois dias.

Se o seu cão já teve uma reação alérgica a uma vacina ou injeção, esta informação deve ir para o arquivo médico do seu cão e você deve informar o seu veterinário sobre essas reações anteriores. Seu veterinário provavelmente mudará o tipo de medicamento ou excluirá certas vacinas.

Para alérgenos alimentares, discuta a mudança na dieta do seu cão e certifique-se de saber exatamente quais ingredientes ou produtos químicos são usados ​​na comida do seu cão.

Para cães alérgicos a picadas e picadas de insetos, pergunte ao seu veterinário sobre um Epipen - uma pequena seringa que contém epinefrina. Você pode carregar um Epipen com você em passeios ou quando seu cão estiver fora de casa e usá-lo caso ocorra uma reação anafilática.

Você ainda precisará procurar atendimento veterinário imediatamente caso precise usar o Epipen.

O seu cão já sofreu de anafilaxia? Como você tratou isso? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!