Toxicidade de etilenoglicol (envenenamento por anticongelante) em cães: sintomas, causas e tratamentos

Cachorro doente

A toxicidade do etilenoglicol em cães, ou envenenamento por anticongelante, ocorre quando os cães consomem etilenoglicol, ingrediente inodoro e de sabor adocicado, comumente encontrado no anticongelante. Embora o anticongelante seja a substância mais comum que causa a doença, o etilenoglicol também pode ser encontrado em descongelantes de pára-brisa, fluido de freio, óleos de motor, tintas, manchas de madeira, tintas, cartuchos de impressora e muito mais.

Esta é uma condição séria e os cães só precisam consumir cerca de meia colher de chá de etilenoglicol por quilo de peso corporal para ser fatal. É mais comum nos meses de outono e inverno, quando o anticongelante é usado em carros, pois às vezes é deixado de fora, respingos no solo ou vazamentos de carros.



Apesar de sua cor brilhante, o anticongelante pode ser difícil de detectar quando fica coberto de neve ou lama. É especialmente importante em meses de inverno para observar os sintomas de toxicidade do etilenoglicol em cães.



Se você observar os sinais da doença em seu cão, ligue para a linha direta de envenenamento para animais de estimação da ASPCA no número (888) 426-4435 ou consulte um veterinário de emergência imediatamente para que eles possam iniciar o tratamento. Aqui está o que você deve saber sobre os sintomas, causas e tratamentos para a toxicidade do etilenoglicol em cães.

Sintomas de toxicidade de etilenoglicol em cães

Golden Retriever em repouso

Os sintomas da toxicidade do etilenoglicol em cães vêm em três estágios que pioram progressivamente quanto mais tempo um cão afetado fica sem tratamento. Os sintomas do primeiro estágio de toxicidade do etilenoglicol em cães aparecem 30 minutos após a ingestão.



Se você vir algum dos seguintesprimeira etapasinais, é importante que você forneça atenção médica imediata para seu cão:

  • Letargia
  • Vômito
  • Perda de coordenação
  • Sede e micção excessivas
  • Hipotermia
  • Movimentos rápidos dos olhos
  • Espasmos musculares
  • Tremores de cabeça
  • Reflexos diminuídos
  • Convulsões

Os sintomas dosegundo estágioda toxicidade do etilenoglicol pode ser enganosa, pois a condição de um cão pode parecer melhorar durante este período, mesmo que a situação esteja se tornando mais terrível

Os seguintes sintomas de segundo estágio podem aparecer dentro de 12 a 24 horas após o consumo de etilenoglicol:



Os sintomas doterceiro estágiode toxicidade do etilenoglicol ocorre dentro de 36 a 72 horas após o consumo da substância. Sem tratamento, podem ocorrer danos permanentes aos órgãos ou morte.

Aqui estão os sintomas finais da doença:

  • Disfunção renal
  • Rins doloridos
  • Babando
  • Diminuição da micção ou nenhuma micção
  • Comer
  • Apreensões continuadas
  • Morte

Causas da toxicidade do etilenoglicol em cães

Lenha e anticongelante aguardam em frente ao Lowes Home Improvement em Bowie, Maryland, em 20 de janeiro de 2016, conforme a previsão do tempo prevê uma nevasca chegando na área. / AFP / JIM WATSON (o crédito da foto deve ser JIM WATSON / AFP / Getty Images)

A causa mais comum de toxicidade do etilenoglicol em cães é a ingestão de anticongelante, embora o etilenoglicol esteja presente em várias outras substâncias, incluindo muitas tintas, manchas, tintas, fluido de freio, óleos de motor e muito mais.

Quando essas substâncias são deixadas onde os cães podem obtê-las ou quando os derramamentos não são limpos, os cães podem ser atraídos pelo sabor doce.

Tratamentos para toxicidade de etilenoglicol em cães

MUMBAI, ÍNDIA - 3 DE JUNHO DE 2010: Cão de seis anos de idade Rocky na Unidade de Diálise Renal para o tratamento de diálise no Mumbain Veterinary College em Parel na terça-feira. Rocky é o primeiro cão a receber este tratamento na Unidade que foi inaugurada na terça-feira por ocasião da faculdade de veterinária entrar em seu 125º ano em 2 de agosto. (Foto: Kunal Patil / Hindustan Times via Getty Images)

O tratamento para a toxicidade do etilenoglicol em cães pode não exigir hospitalização se começar cinco horas após a ingestão. Fluidos intravenosos podem ser administrados para diminuir o risco de desidratação e promover a micção, o que pode ajudar a eliminar a substância do corpo.

O bicarbonato pode ser administrado para reduzir a acidose metabólica, uma condição em que as toxinas fazem com que o nível de pH do corpo caia muito. O objetivo deste tratamento é eliminar o etilenoglicol do corpo antes que possa causar danos significativos.

Se tiver passado mais tempo desde a ingestão, as toxinas no corpo podem se acumular e causar falência renal . Se for esse o caso, significa que o corpo absorveu muito etilenoglicol para que o tratamento direto seja eficaz. O tratamento nesse ponto visa reduzir os sintomas.

Este tratamento se concentrará na correção de desequilíbrios de fluidos e eletrólitos, bem como na redução dos efeitos da acidose. Podem ser administrados medicamentos para aumentar a produção de urina. A diálise também pode ser necessária para filtrar os resíduos do sangue.

Pode levar semanas de tratamento até que a função renal volte ao normal.

Como você protege seu cão contra envenenamento por anticongelante nos meses de inverno? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.